Iluminação Meio perfil ou 3/4 |
Mas você sabe iluminar seus retratos? Sabe a diferença entre uma iluminação plana e uma iluminação Rembrandt? Você sabia que a iluminação do retrato muda até a personalidade da pessoa retratada? A luz pode mostrar a você o caminho, literalmente.
Continue lendo...
Iluminação Plana.
Nada mais é do que a luz que entra pela janela. É a iluminação natural. Você só precisa colocar seu modelo em frente a uma janela baixa para que a luz ilumine seu rosto. As sombras devem destacar os olhos, narinas e lábios. Você também pode usar uma lâmpada para criar este efeito. Existem lâmpadas que imitam a luz diurna e geralmente são chamadas de daylight.
Iluminação Rembrandt
A luz incide sobre o modelo em um ângulo agudo e por cima da cabeça. Por isso retratos feitos com essa iluminação tem sombras profundas, intensas e coloca a parte inferior do rosto em semi-escuridão. Use velaturas para estas áreas de sombra e não se esqueça que a sombra tem cor! Lembre-se também da regra: Luz quente é igual a sombra fria e vice-versa. Abuse da tinta nas áreas iluminadas. Você pode usar uma janela alta ou uma lâmpada pendurada em um ângulo de 40 graus.
Iluminação a três quartos.
Outro nome comum é meio-perfil. Neste caso a luz incide em um ângulo de 45 graus. Você deve perguntar ou escolher qual o perfil do modelo que seja mais favorável. Lembre-se do cinema, ninguém quer aparecer com seu pior lado, rsrsr
A luz fica quase de frente para a pessoa, mas ilumina apenas ¾ do rosto. Neste caso as sombras são sempre frias.
Truque: se você não vê a cor nas sombras, procure colocar algo, por exemplo, uma folha de papel branco presa em uma prancha, que reflita a luz, de forma indireta, na área sombreada do rosto. Os fotógrafos chamam isso de painel refletor.
Iluminação Lateral
O rosto é iluminado apenas de um lado. Aqui também vale a dica do perfil, escolha o melhor lado. A fonte de luz fica no nível dos olhos. Deixe o lado da sombra bem suave.
Steve Hanks Iluminação Lateral |
Anne Bobroff-Hajal Iluminação Plana |
Iluminação Rembrandt |
Antigamente você tinha que deixar o modelo sentado por horas e horas. Mas graças a maquina fotográfica isso não é mais necessário. Mas você tem que domina-la. Existem muitos cursos gratuitos de fotografia na internet, eu mesma fiz alguns. Vamos pensar que você sabe tudo da sua maquina e já fez algum curso, ok? Você também já revelou em alguns lugares diferentes e já escolheu seu laboratório preferido, que é aquele que não corta suas fotos, que mantêm as cores originais e que não muda totalmente o tom da sua foto, certo? Bom, eu não revelo minhas fotos! Eu pinto olhando diretamente para a tela do meu computador, que é LCD e eu ajustei a coloração meticulosamente. Mas se você tem que revelar, siga as dicas que dei ai atrás, qualquer erro e já era um bom trabalho. Você agora tem os meios. Vamos melhorar isso? Converse com seu cliente, descubra EXATAMENTE o que ele quer. Tente descobrir também quais são suas principais características, sua personalidade. Passe tudo isso para a tela. Ao confie plenamente nas fotos, enquanto conversa, faça anotações das cores que você vê no seu cliente, a textura da sua pele, sua maneira de se expressar. Use as informações sobre iluminação para realçar estas características. Seu cliente é uma pessoa romântica, que tal utilizar a iluminação lateral? Ele ou ela é uma pessoa passional? Use a Rembrandt!
Imagine, muito antes de sentar no cavalete, o que você quer mostrar, o que você quer disfarçar, qual a atmosfera da pintura, o que ela vai contar ao observador?
Depois de anotar todas estas informações, posicione seu modelo e sua luz e tire muitas, mais muitas fotos! Separe as melhores e deixe que seu cliente participe da escolha.
Eu fiz este retrato eu acabei de fazer e a cliente ficou tão satisfeita que me indicou para outros e assim sucessivamente. Cliente satisfeito, volta. Cuide de sua carreira!
Boa sorte
Nenhum comentário:
Postar um comentário