VELATURA é uma técnica empregada pelos pintores desde a invenção da pintura a óleo, para falar a verdade ela é ainda mais antiga. Durante muito tempo a tinta a óleo só foi utilizada em velaturas sobre as pinturas a tempera. Mas isso é historia da arte e você pode ler sobre isso em qualquer bom livro sobre o tema. Estamos aqui pela técnica. Certo?
Velatura é uma camada de tinta transparente, diluída com médium, aplicada sobre um fundo mais claro e opaco, criando uma ilusão óptica que não é obtida pela mistura de duas cores na paleta. Este efeito incrível obtido apenas pela velatura pode fazer maravilhas com seu trabalho. Ele não serve apenas para criar uma ilusão de, por exemplo, laranja. Você pode misturar na paleta vermelho mais amarelo (Esta é uma mistura física) e obter laranja, lógico, mas o efeito criado pela velatura é único... Pense então que você quer obter outro efeito, que esta mistura física de laranja não foi suficiente para criar o que você realmente pretendia.
Veja este exemplo extraído do site Essencial Vermeer:
Nesta época não existiam vermelhos puros. O mais próximo do vermelho que conhecemos hoje era o vermelhão, que mais parece laranja. Observe bem a cor na foto.
A solução de Vermmer foi magnífica, ele aplicou Red Madder para criar exatamente o tom de vermelho que ele queria e ao mesmo tempo preservar a luz e a textura. Magnífico, não?
E quando você pinta vidros, eles parecem reais?
E suas sombras, são coloridas e ricas, ou opacas e foscas?
Tantas coisas incríveis que você pode fazer se dominar a técnica certa da velatura. Mas para você não cometer erros imensos, você precisa entender todo o conceito.
Em teoria é muito simples, mas colocar em pratica pode ser extremamente difícil..
“Velatura é uma camada de tinta mais escura e transparente diluída com médium, aplicada sobre uma camada de tinta opaca mais clara totalmente seca.”
Parece fácil? Mas se você não sabe que existem diferenças em as tintas a óleo, como por exemplo, transparência e permanência, nem adianta tentar. Estude primeiro a composição das suas tintas ou pelo menos leia o tubo, como eu já ensinei nos outros tópicos. Você irá encontrar tudo o que você precisa saber em:
PIGMENTOS
http://atelierjanainabruno.blogspot.com/2011/02/pigmentos.html
SIMBOLOS NOS TUBOS DE TINTA
http://atelierjanainabruno.blogspot.com/2011/02/simbolos-nos-tubos-de-tinta.html
PERMANENCIA
http://atelierjanainabruno.blogspot.com/2011/02/simbolos-nos-tubos-de-tinta-permanencia.html
CONHECENDO SUAS FERRAMENTAS DE TRABALHO
http://atelierjanainabruno.blogspot.com/search/label/conhecendo%20suas%20ferramentas%20de%20trabalho
ASTM
http://atelierjanainabruno.blogspot.com/2011/02/selo-astm.html
Agora que você já entende tudo sobre suas tintas, vamos continuar decifrando a frase, que parecia ser tão simples...
Velatura é uma camada de tinta transparente (oba, já sei o que significa!) diluída (como???)
Você dilui a tinta adicionando médium para velaturas. Para ver a formula clique aqui.
Prosseguindo: Velatura é uma camada de tinta transparente (oba, já sei o que significa!) diluída (já sei fazer, também!), aplicada sobre uma camada... peraí aplicada, como?
Continua em: “Métodos de Aplicação da Velatura”
Nenhum comentário:
Postar um comentário