terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
O branco! Parte I
Recentemente fui convidada (!?!) pelo canal Futura para falar sobre o branco. Mas confesso que não foi um convite agradável, explico: me convidaram em cima da hora, queriam que eu atravessasse a cidade inteira, com meu material de pintura e só me chamaram um dia antes! Bem, lógico que não deu! Mas me fez pensar...O QUE EU FALARIA SOBRE O BRANCO? Dava para editar um bloco inteiro e sem comerciais. Lógico que você não vai perder este episódio, pelo menos não aqui no blog... Você acha que o Branco é seu amigo, ok ele ate é, mas se você não tomar muiiito cuidado ele pode e vai ser seu pior inimigo. O Cara é cheio de frescuras, temperamental e delicado, e pode apostar que se você usar muito, ele vai acabar com você!
Quase todo quadro leva invariavelmente branco, seja de titânio, zinco ou chumbo (tem mais um que já cito logo logo). Se você pinta acadêmico realista, realismo ou hiper, com certeza você vai usar branco. Mas primeiro você deve saber que o branco tem que ser muito bem escolhido. Já que você ira usa-lo nas suas misturas, não adianta comprar um amarelo importadassso, com SELO
e tudo e tacar branco nacional nele. De adeus ao seu dinheiro e a permanência da sua cor. E se for do tubo pequeno pior ainda.
Ah, tem esse lance de tamanho de tubo?
Tem, não disse que o cara era chato?
O tubo grande tem menos óleo e aditivos por que já se sabe que são para misturas e só quem compra um tubão de branco são profissionais, certo?
Errado. Tem muito profissional que não sabe disso e esquece da regra da permanência ou gordo sobre magro (ta, já falei disso, só não custa lembrar).
Lá fora nós temos as tintas para profissionais, amadores e estudantes, mas aqui ninguém lembrou de escrever isso no tal tubão de branco.
E pior, só tem uma qualidade, Ruim. Por que ruim?
Já notaram como ele fica amarelado com o passar do tempo.
Quer saber por quê?
Leia TUDO em Conhecendo Suas Ferramentas de trabalho.
Então se a grana ta curta para comprar tintas importadas, compre pelo menos o BRANCO!
E eu ainda estou falando só do tubo!!! E somente do branco de titânio!!!
Nunca, jamais use o branco de titânio como fundo para suas telas! Ele é opaco e não foi feito para isso, esquece! Veja lá no outro tópico que eu te ensino a fazer uma TELA
realmente boa.
Agora chega de falar do tubo e vamos enfrentar o cara na paleta.
Se você acha que o branco serve para clarear as cores, novamente você está totalmente errado. Pense comigo, quantas vezes você tentou fazer um vermelho mais claro e colocou branco e...ficou rosa? Não era rosa que você queria, você queria vermelho mais claro!
Então pense assim, você tem um vermelho de cádmio escuro e quer que ele fique mais claro, certo? Adicione o próximo vermelho mais claro que você tiver.
Não tem um vermelho mais claro que ele na sua caixa de tintas?
Adicione o próximo do circulo cromático!
Laranja, é laranja!
Laranja é amarelo mais vermelho, não é? (Rogério, você ta prestando atenção?).
Então se você também não tiver laranja, coloque um pingo de amarelo de cádmio, tarãn, o seu vermelho ficou mais claro e não ficou gessado!
Gessado? Que raio de palavra é essa?
Gessado é o termo que usamos para dizer que seu quadro esta carregado de BRANCO, pesado, sem luz, apagado.
Ta, eu provo. Escreve ai no google: tela com maças vermelhas ou quadro de rosas vermelhas e olha bem o que acontece quando pintamos sem técnica. Tem um monte de rosas gessadas ai, não tem?
Link rosas vermelhas
Agora veja a diferença com este artista, John Kuhn:
Se você notou a diferença, parabéns! Você pode ver!
Obs: Eu só não coloquei um artista brasileiro por que não achei, mesmo, se você encontrar me mostra que eu troco o link, ok? E também nunca pintei algo tão vermelho que você pudesse entender bem! Tem meu quadro mulheres III, mas a foto não esta boa, olhe assim mesmo. Por que eu falo o que eu faço, rsrsrs ou seria ao contrario?
E se fosse outra cor? Vai pensa um pouquinho porque eu tenho que voltar para o BRANCO.
E se o objeto for branco??? Uma rosa branca por exemplo???
Continua....
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário