quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Branco! Parte II


E se o objeto for Branco?
Ai você vai ter que pensar muito antes de começar a pintar! Por que TODO objeto branco reflete TODAS as cores em volta. Nunca um objeto é totalmente branco e para falar a verdade, você não deve nunca usar branco puro em nenhum lugar do seu quadro.
Lógico que vai chegar a hora de usar branco...
Em determinado momento acabam-se as alternativas para clarear as cores e você vai ter que adicionar o cara. Mas cuidado, vá acrescentando aos poucos, preocupe-se mais com os tons e com a aparência “gessada” (agora você já conhece a expressão) e siga em frente, com parcimônia...

Na hora de adicionar o Branco as outras cores para clareá-las, talvez você fique na duvida de quando parar ou aconteça o seguinte. Se sua paleta é branca ( a minha é) talvez você ainda não tenha pratica suficiente para usa-la. O branco da paleta confunde, então aproxime a espátula com um pouco de cor na ponta, bem perto da sua referencia ou do seu quadro. Verifique o tom!
Nada de ir adicionando o branco diretamente na tela. Esse é o caminho certo para o tal gessado. Acaba tudo ficando opaco e esbranquiçado. Perceba que mesmo nas áreas muito claras existe variação tonal, se você pinta direto a chance de você errar é muito maior. Eu te disse antes, o carinha é chato!

Lógico que ainda estamos falando do Titânio, por que tem um branco que você pode usar puro, já chego lá. Voltemos para o objeto branco. Veja esta Camélia que pintei ai no topo do post.
Você consegue ver a quantidade de cinzas?
Sabe por que tanto cinza?
É por que o cinza é formado das três cores primárias. Elas estão em todos os lugares e originam as outras, certo? Certo! Então o branco “pega” um pouquinho de cada uma delas.
Tente imaginar esta flor sem as nuances de cinza, pintada somente com branco...não dá! Seus olhos não vêem assim, mas talvez você ainda não saiba.
Faça um teste: Coloque um ovo em cima de uma mesa (não faça trocadilhos, please). Deixe que a luz incida sobre ele. Anote as cores que você vê.
Agora jogue um pedaço de tecido de qualquer cor próximo ao ovo. Note a transformação. E o tecido nem precisa esta perto!
A cor da luz vai alterar o branco, a cor da parede vai alterar o branco, a cor da mesa, a cor do teto, a roupa que você estiver vestindo, os objetos que estão ao redor, tudo! Por isso a fascinação de pintar coisas brancas.
Você já notou como tem quadros famosos com ovos? Não?
Então se delicie.