segunda-feira, 6 de setembro de 2010

TELAS TUTORIAL I

Agora que você já sabe preparar a cola para encolagem, vamos fabricar nossas próprias telas?
Mas por favor, leia PRIMEIRO o post: “o que você precisa saber sobre telas e suportes”

FABRICAÇÃO:
Eu ensinarei os dois metodos, o antigo e o novo para a preparação das telas. Vou começar pelo antigo, com imprimação a oleo.
Levarei em conta que você comprou o melhor algodão possível, pois o linho é realmente muito caro. Este algodão deve ter as tramas unidas e mais retas o possível. Tanto na diagonal, como na vertical. Ser livre de manchas, caroços ou qualquer desvio na urdidura. Uma vez que você já possui o tecido, iremos falar sobre o chassi, que é a parte de madeira, a sustentação da tela

CHASSIS
Uma boa escolha é o cedrinho, pois é bem mais barato que o Cedro e não tão inferior ao pinho. Aliais, fujam das telas confeccionadas com pinho, pinos e similares. São madeiras doces, atraem cupins, mofam, empenam etc. As grandes galerias não aceitam telas confeccionadas com estas madeiras. Os melhores chassis são aqueles cujas barras tem 6 cm de largura e são chanfrados em apenas um dos lados. Os americanos são, em geral, confeccionados com 4cm de largura e cerca de 2 cm de espessura.
Os franceses utilizam um sistema de chassis e molduras com formatos padronizados para marinha, paisagem e figura. Este sistema foi elaborado para que o artista, o galerista e moldureiro, tenham o maior numero de escolhas possíveis com um mínimo de estoque. Mas caiu em desuso por aqui.

MONTAGEM:
Você precisará de um esquadro para que os ângulos da tela formem 90 graus exatos. È mais fácil enquadrar por dentro, encaixando o esquadro. Verifique se o chassis foi corretamente lixado antes de montar a tela, caso contrario, as bordas ásperas da madeira cortarão o tecido. Use lixa para madeira com granulação media. Alguns conservadores recomendam aplicar uma camada de polímero acrílico para evitar a ação destrutiva dos vapores ácidos exalados pela madeira. Passe cola branca, ou para madeira, nas uniões e prenda com pregos inoxidáveis e sem cabeça.

IMPRIMAÇÃO
Agora que você já tem o chassi pronto, vamos aprender a preparação do tecido.
As telas são vendidas em duas qualidades: imprimação simples e imprimação dupla. A imprimação dupla é mais cara e mais rígida, porem as de imprimação simples tem maior durabilidade por serem mais flexíveis.
O tipo de imprimação escolhida deve levar em consideração a técnica utilizada pelo artista. Para isso, você deverá conhecer as diferenças entre elas, suas características e suas fragilidades.

PREPARAÇÃO DO TECIDO
Antes de preparar o tecido, deixe-o de molho em água limpa de um dia para o outro. Estenda e deixe secar. Feito isso, você terá o real tamanho do tecido, sem que ele venha a encolher posteriormente. O tecido deve ser esticado em um esticador ou em uma tela com cavilhas antes de passar pela encolagem. O melhor método, para mim, é o do esticador, por que você poder confeccionar uma boa quantidade de tecido de uma única vez, enrolá-lo ou cortar em tamanhos diferentes para a confecção de varias telas. O esticador nada mais é que um grande bastidor, feito de madeira rígida (pernas de três, ou equivalente) formando um quadrado, onde todos os lados do tecido são esticados, respeitando a trama que deve formar um “+”. Ou seja, tanto a trama horizontal como a vertical devem ficar alinhadas e retas. Você pode prender o tecido com um sistema de encaixe igual a um bastidor ou por pregos ou grampos. Desde que todo o tecido fique liso e tencionado.

Para calcular o tamanho do esticador você deve levar em consideração a largura padrão do tecido escolhido. Existem tecidos com 1,40cm, 1,50cm, etc. esta deverá ser uma das metragens do esticador. A outra será a quantidade de tecido que você irá comprar, ou seja, se você comprar em metro de tecido de 1,40cm de largura, seu esticador terá “aproximadamente” 1,40X 100 cm. (Leve em consideração a perda do tecido que estará preso no bastidor)

Nenhum comentário: