sexta-feira, 9 de março de 2018

Há alguns anos eu fiz esse quadro abaixo. Hoje eu pinto melhor, acho. Andei olhando para ele, gosto dele, mas tinha umas coisas que me incomodavam. Eu fiz esse quadro por encomenda. Quando a dona dele faleceu, eu recebi ele de volta. As coisas que me perturbavam eram o fundo, a cor  e a planta dentro do vaso. Eu queria pintar um vaso sem flores, como se fosse uma mesa que alguem esta preparando, mas não esta pronta. Mas fui obrigada a colocar algo no vaso, odiei. Resolvi mexer agora. Esse quadro foi feito há mais de 10 anos.
Então como muda-lo? Primeiro, voce sempre pode mudar um quadro desde que não mexa na estrutura dele. Porem para começar a pintar sobre uma tela seca, voce tem que usar um verniz, chamado Retochéé. Verniz de retoque. Não, infelizmente não tem brasileiro, mas eu tenho a formula. Depois passo para voces. Aplicado o verniz, voce deve esperar 20/30 minutos para pintar. Esse verniz é para isso mesmo, para selar a camada de baixo e preparar a tela para os retoques, que nesse caso serão enormes.
 Depois que eu apliquei o verniz, eu escolhi uma cor escura para o fundo, bem próxima da cor da planta que eu queria esconder. EU sei que em alguns anos, mesmo com todo esse cuidado, a planta vai aparecer por baixo dessa nova camada de tinta. Mas como as cores são bem próximas, vai ficar um fantasma suave. O nome desse fenômeno é pentimento.
 Voces vão notar que não pintei a parte de cima. Não fiz isso porque pretendo fazer hoje e ainda não decidi se deixo toda de uma cor só ou coloco uma diferença de tom, mas a parte que escureci do fundo, ja me da base para a mudança que fiz na parte de baixo. Fiz uma velatura no vaso e aumentei a luz. Apliquei varias velaturas no tecido, aumentando a vibralidade. Mudei a cor das folhas, para uma cor mais proxima da cor verdadeira da folha da Iris.
Mudei a cor da flor, uma iris para violeta, pois o vaso ja contem amarelo demais. Ainda vou mexer muito na flor
 O que mais eu mexi e porque?

Nenhum comentário: