sábado, 29 de fevereiro de 2020

EU ODEIO "PROFESSOR" RUIM!!!

Youtubers, lives, facebook...Um monte de “professores” ensinando a pintar...Nãoooo!!!! Eles presumem que sabem e falam um monte de abobrinhas! Se algum de vocês vir um, UM, vídeo brasileiro que não tenha erros graves: Peloamordedeus ME avisa! Vou chorar horrores de felicidade!! Porque eu tenho visto cada #@$%¨&*&¨!!!!!!!
Vou citar algumas:
Preto com vermelho da marrom FRIO!!!! ( Como ela conseguiu? Botou no freezer?)
Misture carbonato de cálcio com óleo de linhaça espessado ao sol e consiga o médium dos grandes mestres IMPRESSIONISTAS!! (Ele queria fabricar uma concha? Só pode!!)
Hoje eu vi um cara mandar matar a cor!!! (serio, ele disse isso). O mesmo cara mandou dessaturalizar (tirar a saturação, acho que era isso que ele queria dizer)  a cor com adição de terciária?!!!
A minha indignação foi tanta que voltei a escrever no Blog. Culpa do meu aluno e amigo Celso que vive me mostrando essas merdas. Entre perplexa e estarrecida resolvi jogar uma luz sobre as trevas; coisa que faço de graça desde 1999.
Vou passar a corrigir vídeos, lives e etc sem citar o nome do santo!! Não da para ficar calada ouvindo e lendo tanta besteira!!!
Vou matar a cobra e mostrar o pau!

Quando você deve misturar preto com vermelho para fazer marrom? De preferência nunca!!! Preto, qualquer que seja o pigmento (ver Selo ASTM) é a cor que mais demora a secar. Se você não tem um livro de química para identificar a secagem do pigmento vermelho NÃO MISTURE. Se suas tintas são nacionais NÃO MISTURE! Cada cor (pigmento puro ou combinação de pigmentos) tem um tempo de secagem diferente. Sabe aquele verniz craquele que todo artesão ama? Craquela porque são dois vernizes com secagem diferentes. Bom, se você quiser um quadro novo todo craquelado, mistura! Vai na fé! Sobre essa mistura dar marrom FRIO abstém-me de falar, gente não da!!!
Médium do segundo cara...Desde quando os grandes artistas impressionistas usavam médiuns??? Era do tubo meRRRmo!!! E de onde ele tirou esse carbonato de cálcio? De onde ele tirou essa formula louca? Sem comentários!

Agora vem o carinha que MATA a cor! Ele acredita piamente que saturação é vibralidade. Amigos, saturação significa:

[Química] Ação ou efeito de saturar, de fazer com que uma solução possua o maior número possível de substâncias dissolvidas, numa dada temperatura.
OU
[Física] Intensidade de uma cor que estabelece sua pureza, sendo capaz de distingui-la as demais do mesmo matiz.

Eu explico! Toda tinta óleo é um pigmento, certo? O pigmento é um ou mais PRODUTO QUIMICO. Orgânico ou inorgânico. Para fazer uma tinta você precisa de pigmento ou pigmentos e veiculo. Veiculo nesse caso é o óleo. Poderia ser polímero acrílico, água, etc....Quanto mais pigmento você tiver mais saturação você tem, Quanto mais aditivos menos saturação. Duvida? De uma olhada no sistema de cor Munsell. É ciência, é química e é exato (ah mas arte não tem regras...Vai acreditando nisso!!)
Ai vem a Física para calar a boca do carinha: Intensidade e pureza! AHA! Agora você já sabe porque uma tinta brasileira custa tão baraaaaato!!! E porque exigem tintas para amadores, estudantes e profissionais com preços tão diferentes!!! Simles, quanto mais óleo/veiculo ou aquela meleca de talco industrial que as nossas tintas contém MENOS PIGMENTO, MENOS SATURAÇÃO.
Se você usa Photoshop da uma olhada na saturação da tinta e seus valores, seja em RGB ou CMYK. Já falei muito sobre sistema de cores aqui no Blog, procura ai, rsrrsrs

Quanto ao uso de terciárias....Ele pegou qualquer azul e saiu misturando com laranja para fazer carnação!!! Já percebeu que VAI DAR MERDA?????
Enfim, não sei de caio na gargalhada da cara dele ou fico co muita pena dos alunos.
Nos vemos em breve!

Nenhum comentário: