terça-feira, 22 de março de 2011
BASE MONOCROMATICA
Definição de base monocromática pêlo The Concise Oxford Dictionary of Art Terms:
Em termos simples, a base é uma versão monocromática da pintura final prevista inicialmente para corrigir a composição, dar volume e substância às formas e distribuir os Tons, claros e escuros, a fim de criar o efeito de iluminação. A cor é aplicada sobre a base somente quando ela estiver completamente seca.
Entenda como funciona a base: Pegue uma foto de um quadro seu e leve para xerocar (este verbo existe?!?). Pronto, você tem uma versão do que seria uma base monocromática em preto e branco. Só existem tons, nada mais. Mesmo assim você reconhece o quadro. Talvez agora você até veja onde você errou na colocação das cores. O ponto exato onde você deveria ter aumentado o tom? O nariz não se projeta para frente do rosto? Será que o tom do fundo não está muito próximo do tom do nariz? Ou esta no mesmíssimo tom da face e por isso não se projeta do rosto como todo nariz deveria fazer?
Vamos então aprender a fazer?
A base monocromática é feita adicionando-se somente terebintina à tinta. Você também pode executá-la somente com a tinta pura, a quantidade de tinta que indicará os tons. Muitas bases são feitas como se fossem aquarelas, pois o termo aguada só é empregado quando usamos tintas onde o veiculo seja água, como acrílico, por exemplo. Tanto pinceladas fluidas como sfumattos resultam em ótimas bases. A textura áspera que a terebintina proporciona é perfeita para a adesão de novas camadas. Estudos recentes mostram que você pode utilizar, sem nenhum medo, o acrílico para suas bases, contanto que você deixe secar durante 24 horas antes de iniciar a pintura propriamente dita. Mesmo que você use um secador de cabelos para acelerar a secagem da tinta acrílica, deixe que a tela respire por algumas horas. Lembre-se, entretanto que você deve ser muito mais rápido ao usar o acrílico.
Uma base bem construída parece um quadro totalmente pronto. Só não há cor.
As bases de Vermeer eram geralmente executadas em tons quentes de terra ou cinzas neutros. Sombra natural, às vezes misturada com preto, era usada para esse fim. Bases frias de cinza também foram usadas.
Por que Vermeer e os outros Grandes artistas afinal usavam a base? Por que com um mínimo de esforço os artistas controlavam o que eles realmente queriam que a pintura final mostrasse. Com a base nós temos o controle total do resultado final! Você pode corrigir os tons, os erros de perspectiva, tudo. È muito mais fácil nessa etapa, uma vez que você somente esta lidando com TONS neutros, ao invés de ficar quebrando a cabeça com misturas complexas de cor, temperatura etc. Com a base você pode brincar, corrigir, mudar ate o significado da pintura inteira!
Como?
O quadro não tem o impacto que você queria? Aumente os tons! Experimente dar outra camada mais escura no fundo e veja como as áreas mais claras realçam.
Errou no desenho e só notou agora, re-faça a base! Ficou mais escuro do que você gostaria, retire com um pano e terebintina.
Você deve ter notado minha base no inicio e no meio do post, certo?
Mas eu gostaria que você visse de outro artista também. Gosto muito do trabalho dele e seu método é muito parecido com o meu, espero que você curta a visita:
William Whitaker
Lembre-se: A base não é apenas uma maneira rápida e econômica para prever e corrigir composições elaboradas, ela ajuda o pintor a criar uma série de efeitos ópticos que não pode ser alcançada pela pintura direta. Isso você verá quando falarmos das velaturas!
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