terça-feira, 16 de novembro de 2010

MELHORANDO SEU ENQUADRAMENTO (parte II)



O que esta três telas podem ensinar você?
Veja como, mudando a localização da linha do horizonte, você consegue registrar exatamente aquilo que mais te interessa na tela.
SITUE SEU NIVEL DE VISÃO

Pense cuidadosamente sobre onde o horizonte devera aparecer na sua pintura porque ele tem grande impacto sobre a visão do observador. Nós instintivamente levamos o nível do olhar para o centro do quadro, por que parece com uma janela aonde deveria ter uma pessoa olhando para você, mas quando você coloca o horizonte no meio do quadro isso cria uma sensação de estagnação, onde o observador não sabe se olha para o topo da tela ou para baixo. Ou seja, nunca coloque o horizonte no meio do quadro, e isto vale para Naturezas mortas, paisagens e marinhas!
Quando o nível de visão esta perto do topo da tela, a ênfase cai na porção de cima e vice versa. Se você quer que todos contemplem o céu maravilhoso então coloque o horizonte o mais baixo possível. Veja o exemplo na primeira tela do fabuloso Willian Berra.
Se você quer dar ênfase ao primeiro plano ou o ponto de ouro de seu trabalho esta situado na parte de baixo da tela, suspenda a linha do horizonte, como mostra a marinha da artista realista Marina Marina.
Agora se você quer dar ênfase a uma única forma, retire o horizonte. Lógico que isto se aplica a pinturas contemporâneas, por favor, não faça isso em um quadro acadêmico clássico!
Foi exatamente isto que eu fiz em uma das minhas telas, retirei a linha do horizonte!

Nenhum comentário: