Comece seu trabalho da maneira certa estabelecendo um forte enquadramento.
Escolher um tema é provavelmente o primeiro passo no processo artístico pra a maioria de nós, mas o passo seguinte é ande a maioria dos artistas iniciantes pecam. A decisão de como enquadrar seu tema, (e isso não significa colocar na moldura) fará toda a diferença para quem vem seu trabalho e no que Você quer que as pessoas vejam ou sintam. O que eu quero dizer é que enquadrar é termo que usamos para ajustar da melhor forma possível o que queremos mostrar realmente na tela. Decisões na hora de enquadrar suas composições tem um grande impacto na qualidade da sua pintura, não importa a sua perícia na execução. Vamos aprender?
AJUSTE DA MATRIZ
Um bom primeiro passo é reconhecer que você tem plena flexibilidade de escolher onde colocar suas bordas, e decidir o que vai ficar dentro e o que vai sair. Uma boa ferramenta é cortar um visor de um pedaço de papelão, que você usa como uma janela. Segure o visor e ajuste para encontrar a visão mais apropriada para seu tema, e mude sua posição movimentando a peça para frente e para traz ate determinar o quanto vai aparecer na cena final de sua pintura e o quão largo o tema será. A matriz deve ser usada na linha de visão.
O tema que você quer talvez seja um bom cenário, mas esteja rodeado de elementos demais, a matriz irá ajudá-lo a ver melhor. Omita ou rearranje elementos se necessário para fazer uma composição melhor. Algumas vezes simplificar a cena pode aperfeiçoá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário