segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Em Perspectiva : Entenda melhor o conceito de Perspectiva linear.

O uso da perspectiva linear data de antes de 1413, quando os arquitetos da Renascença Italiana e o artista Filippo Brunelleschi intentaram um tipo de barraca para apresentação de shows de teatro ambulantes e para teatro de marionetes. Em uma destas apresentações o publico olhava por um pequeno orifício de observação a pintura da Florence Cathedral Baptistery. A tela Trinity (abaixo), do artista renascentista Masaccio (apelidado de Tommaso Cassai), foi a primeira a ilustrar os princípios da perspectiva linear, e esses princípios seguem ate os dias de hoje.
Perspectiva linear é o método que representa as três dimensões de espaço em uma superfície plana. É um sistema geométrico que cria a ilusão de profundidade. Masaccio, em Trinity, criou a ilusão de uma extensa área em forma cilíndrica e a teto parece recuar no espaço – Como se a superfície bi- dimensional da tela tivesse realmente uma entrada para outra sala.
Sabendo-se que as linhas paralelas sempre se encontram no horizonte, a perspectiva imita a profundidade na pintura. Claro que, linhas paralelas realmente não se encontram, mas parecem se encontrar, e parecendo se encontrar elas fazem com que nossa mente tenha a idéia de distancia. Fique no final de uma sala e olhe para o outro lado, note como as linhas paralelas, onde as paredes se juntam ao piso e ao teto, parecem convergir. Como as linhas paralelas na vida real parecem convergir assim terá que ser na pintura.










Um comentário:

Anônimo disse...

q legal.