terça-feira, 11 de abril de 2017

Memória Muscular no Desenho

Se você ficar anos sem andar de bicicleta, você não vai esquecer. Você aprendeu como subir escadas na infância e não esqueceu ate hoje. Isso se chama memória muscular. Essa “memória” ´na verdade acontece no cérebro, mais precisamente no cerebelo. O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio, pelo controle do tônus muscular, dos movimentos voluntários, e aprendizagem motora. Dependemos do cerebelo para andar, correr, pular, andar de bicicleta, entre outras atividades, como desenhar por exemplo. Ou seja, seu cérebro vai se recordar de como fazer o traço perfeito SE você treinar! Mas todo principiante quer que seu traço saia limpo e perfeito como um passe de mágica logo nos primeiros desenhos! Não vai, não tem jeito. Você teve que aprender a subir as escadas, algo que agora você nem pensa a respeito. Mas e aquele cara que nunca treinou e faz desenhos fantásticos. Ah, você acha MESMO que ele te mostrou os primeiros garranchos dele, duvido! Eu joguei os meus fora! Só que eu não precisava ter sofrido tanto, e nem você irá, se eu soubesse que existiam métodos para desenvolver a tal memória muscular. Teria me poupado muito tempo e papel. E é isso que quero mostrar para vocês nesse exercício simples, porem fundamental para que seu desenho sai limpo sempre. Assista o vídeo!
Memoria muscular no desenho

Nenhum comentário: