domingo, 27 de fevereiro de 2011

SÍMBOLOS NOS TUBOS DE TINTA



São símbolos ou referencias encontradas nos tubos de tinta a óleo que permitem uma fácil visualização e entendimento das características das diversas cores. São eles:

GRAU DE OPACIDADE:

OPACO:
Significa que a tinta é opaca, que tem forte poder de cobertura e que não deve ser usada para velatura. Ótima para empasto.

TRANSPARENTES
Significa que a tinta possui alem de muito óleo um pigmento transparente. Estas tintas geralmente são usadas combinadas com branco ou para velaturas. Sua consistência é mais liquida e por isso na suporta grandes áreas de empasto.

SEMI-TRASPARENTES
Tem todas as qualidades da tinta transparente, mas não oferecem a translucidez desejada em algumas velaturas.

SEMI-OPACAS
Não possuem o mesmo poder de cobertura das opacas. Excelentes para frotagem.
OBS
Nem sempre o corte nos simbolos semi-opaco e semi-transparente são para o mesmo lado, depende do pais de origem das tintas.
RESISTENCIA A LUZ
Estes símbolos também variam, entretanto os mais comuns são as estrelas e os numeros Romanos
I *.Excelente resistência à luz
II.** Muito boa resistência à luz
III. *** Insuficiente resistência à luz.

Se você quiser usar uma tinta com o símbolo *** no rotulo, saiba que esta não devera ser misturada ao branco e também não deve ser exposta à luz ultravioleta. Já existem no mercado vernizes finalizadores com proteção UV.
SIMBOLO DAS CORES/PIGMENTOS
Os símbolos/letras encontrados nos tubos de tinta com o selo ASTM estão escritos em inglês. São eles:
• NR – Natural Red (vermelho Natural)
• PB – Pigment Blue (Pigmento azul)
• PBk – P. Black (P. Negro)
• PBr – P. Brown (P. Marron)
• PG – P. Green (P. Verde)
• PO – P. Orange (P. Laranja)
• PV – P. Violet (P. Violeta)
• PW – P. White (P. Branco)
• PY – P. Yellow (P. Amarelo)

As tintas podem variar da qualidade I a V. As de classe I, II, III são consideradas como material de alta qualidade para artistas profissionais, pois possuem uma concentração de pigmento e os óleos usados na moagem são de melhor qualidade. As de classe V podem desaparecer apos apenas dois anos, pois não tem uma classificação de resistência á luz que garante que a tinta não ira desaparecer da tela por centenas de anos.
A IMPORTANCIA PARA O ARTISTA
Resistência à luz é algo que todo artista sério deve estar ciente e decidir por si próprio como quer lidar com isso. Conhecer o fabricante de tintas e se suas informações de resistência à luz é a atitude correta para preservar sua obra. Não espere que o tempo, ou pior, seus clientes mostrem o que uma tinta de pouca resistência pode fazer. Ela simplesmente pode acabar com sua carreira antes que esta comece! Decida quais as cores que você vai usar a partir de uma posição de conhecimento e não de ignorância. Se você pretende que seus netos, ou os netos dos seus netos apreciem sua obra ou se você almeja figurar ao lado dos grandes artistas como Turner, Van Gogh e Bouguereau, pense a respeito, por que não será com tintas de qualidade duvidosa que você atingirá suas metas.

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