domingo, 27 de fevereiro de 2011

O Branco! Parte III


Tipos de Branco e seus usos.
Até agora eu falei sobre o Branco de Titaneo, sem as especificações técnicas. Vamos a elas:

BRANCO DE TITÂNIO - Dióxido de titânio (PW6). ASTM D4302. Resistência à luz I. Sintético inorgânico. Não é considerado tóxico, mas não respire o pó (para artistas que moem suas próprias cores).
Nomes comuns: Branco de Titânio, Dióxido de Titânio, Anatase, Rutilo.
É o branco de maior opacidade e poder de cobertura de todos os brancos. Conhecido desde 1870, só foi produzido com êxito na Noruega e EUA em 1919.

Vamos agora conhecer os outros brancos:
BRANCO DE CHUMBO - Carbonato básico de chumbo, conhecido também por: White lead, snowflake white, branco de Cremnitz*, Ceruse, Alvaiade de chumbo, e...BRANCO DE PRATA. Isso mesmo! Se algum dia você comprou branco de chumbo E branco de Prata saiba que é a mesmíssima coisa! Simplesmente por que na França o nome do Branco de Chumbo é Blanc d’Argent.

*O branco de Cremntitz é uma variação do branco de Chumbo. Ele é de altíssima qualidade e é produzido por uma variação do processo Holandês do século XIX.


BRANCO DE ZINCO - metal de zinco queimado e vaporizado (4PW4). ASTM D4302. Resistência a luz I. Sintético inorgânico. Secagem muito lenta. Branco frio e azulado, muito menos opaco que o titânio. Somente é empregado na pintura a óleo quando se deseja mais transparência. Não misture óleo de papoula pois reduz a permanência.
Vendido na Franca desde séc. I8, somente adotado amplamente pelos artistas no século vinte.
Nomes comuns: branco de zinco, branco da China, branco permanente.


Nenhum comentário: