terça-feira, 7 de setembro de 2010

TELAS TUTORIAL III (POLIMERO ACRILICO)

Se você é mais moderninho como eu e gosta de materiais testados, de boa qualidade, tenho uma ótima noticia para você: Telas de Polímero Acrílico.
Pesquisas recentes mostram que as telas preparadas com polímero acrílico são muito mais flexíveis do que qualquer outro. O polímero acrílico não contem ácidos, não absorvição ou exsudação (não contrai e não expande) e por tanto não danificam as fibras do algodão/linho.
Mas o que é e onde se encontra Polímero Acrílico? Já ouviu falar de Gesso acrílico? Ou base acrílica para tela? Exatamente, são estes os polímeros acrílicos disponíveis no mercado.
Obs.: Gesso acrílico NÃO é gesso! È POLIMERO. O nome gesso foi adotado para que o artista associe o nome gesso a preparação de telas

Mas peloamordedeus não vá comprar tinta para parede, por que definitivamente NÃO é a mesma coisa. Não sei quem foi o gênio que começou com isso e nem quero saber. Mas sei como ele chegou a esta conclusão que virou uma praga e só vamos ver as conseqüências daqui a alguns anos. Pois bem, tinta para parede È feita COM polímero acrílico. Isso quer dizer que TEM certa quantidade de polímero na sua fabricação. O tal do gênio leu na lata: Polímero Acrílico e achou que estava encontrando o mesmo produto muito mais barato e em maior quantidade, certo? Errado! Ele se esqueceu de ler TODO o rotulo do produto, como por exemplo, Aditivos. Deixe que eu simplifico mais para vocês: Seu medico manda você comer feijão por causa do ferro, ai você pega uma concha de feijão mistura em trocentos litros de água, retira uma concha aguada e põe no prato...quando de ferro você estará consumindo????
E na tela? Leia o trecho de um estudo da universidade de Yale:
“O polímero acrílico NÃO deve ser diluído em água em excesso pois isto reduz a força de adesão da resina. Os fundos de polímero muito diluídos costumam exibir uma tendência ao esfarelamento e á decomposição”
E isso quando você usa polímero puro com muita água. Agora se pergunte: se a tinta já tem adição de água, mais um monte de outras coisas e eu adiciono água para aplicar na primeira camada, o que que eu estou fazendo????
É, tem razão, esse assunto me irrita...vamos aprender a fazer do jeito certo e não se fala mais em tinta de parede, ok?

Prepare o tecido como escrito antes. Depois de esticado, aplique a primeira camada de gesso acrílico diluído, de forma que você possa pincelar e que o tecido absorva completamente o produto. Use pinceladas cruzadas em todos os sentidos da trama e urdidura. Deixe secar. Aplique uma segunda camada de gesso acrílico puro, se você comprou um muito concentrado dilua um pouco.
Personalize a sua tela na hora de lixar. Encontre o tipo de superfície que mais te agrada na hora de pintar. Eu particularmente não gosto de telas muito lisas, mas com o gesso acrílico você pode fazer com que ela fique super lisa. È só lixar com uma lixa de papel bem fina. Você pode também repetir a camada de gesso acrílico se você é daqueles que não gosta de ver a trama do tecido. Você também pode deixar de lixar para uma tela mais grossa.
Pode ser usado em juta, algodão, sarja ou lona.