quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PARA NÃO ACONTECER ISTO!!!

Siga as regras de permanência e evite que danos futuros acabem com seu precioso trabalho... Quanto mais fresca a tinta, melhores são as chances de adesão permanente. Evite o uso de tintas que ficaram na paleta por um longo período de tempo, especialmente aquelas que criaram uma camada que só pode ser retirada com o emprego de terebintina. Um erro que ainda corre com muita freqüência no Brasil é o de não limpar a paleta, colocando-se tinta nova sobre tinta velha. Isto ainda acontece por que muitos artistas acham o aspecto da paleta suja, belo ou por que seus mestres assim os ensinaram. Mas as grandes faculdades e seus laboratórios internacionais descobriram que esta combinação de tinta fraca e tinta nova pode acarretar sérios danos futuros na pintura. A própria tinta nova amolece a primeira camada de tinta antiga e partículas sem poder de adesão são invariavelmente adicionadas às telas. Para que isto não ocorra, use pequenas quantidades de tinta, apenas o que você for usar naquele momento. No fim do dia raspe o excesso, jogue fora e limpe a paleta com um pano umedecido em terebintina. Você também pode usar toalhas de papel para este fim. Outro método, para quem não quer ficar limpando a paleta, é cobri-la com papeis especiais para paleta, plástico semi-rígidos descartável ou papel manteiga. Se você gosta de trabalhar com tintas mais espessas experiente colocar duas camadas de papel absorvente na paleta, ele sugará quase todo o óleo e a tinta ficará com uma consistência própria para empastos (camadas mais grossas de tinta).

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