quinta-feira, 2 de setembro de 2010

CONHECENDO AS TINTAS
Todos os tipos de tintas, seja do óleo a aquarela, são feitas de partículas de pigmento mais veiculo. Se você mistura, por exemplo, barro vermelho a água, você tem um tipo de tinta. Mas o que faz com que esta tinta seja volátil ou permanente? Qual a diferença entre um pigmento e outro? Todos os pigmentos são compatíveis com a tinta a óleo? Posso misturar qualquer cor, à base de óleo, umas com as outras? Por que eu preciso saber tudo isso??? Por que você deve conhecer profundamente seu material de trabalho para que assim consiga obter os melhores resultados possíveis.

COMPONENTES DA TINTA A OLEO
1- Pigmento
2- Veículo liquido ou médium
3- Secativos
4- Estabilizadores

1-PIGMENTOS
Pigmentos são substancias coloridas e finamente divididas, como um pó. Quando misturado ao veiculo deve permanecer disperso ou suspenso, ou seja, não se dilui. Quando uma substancia se dissolve, por exemplo, em água, ela não é considerada um pigmento, mais sim um corante ou tintura. Então nas tintas a óleo o que temos é o pigmento suspenso em um veiculo!

CLASSIFICAÇÃO DOS PIGMENTOS
OS Pigmentos são classificados de acordo com sua origem:
A. Inorgânica (mineral)
1- Terras-naturais: Ocre, sombra natural, etc.
2- Terras-naturais calcinadas: Sombra queimada, Siena queimada
3- Cores sintéticas inorgânicas: Amarelo-se cádmio, etc.

B. Orgânica
1- Vegetal: garança, Indico...
2- Animal: Amarelo Indiano, etc.
3- Pigmentos orgânicos sintéticos: violeta de garbazone...

Você já notou que nos tubos de tinta com o selo ASTM essa classificação vem impressa no tubo? Por que será? Para que o artista deve saber isso?
ASTM
Voce sabe para que serve este selo e por que ele deve ser muito importante na sua carreira? Não? Então me acompanhe
ASTM
American Society for Testing and Materials (Committee on Standart, 1916 Race St, Philadelphia, PA 19103). È um selo de qualidade para as tintas, ele garante:
1. Composição, propriedade física e rotulagem das tintas
2. a especificação dos pigmentos, veículos e aditivos.
3. identificação do pigmento
4. resistência a luz
5. consistência
6. tempo de secagem
7. nome no indicie da cor
8. numero no indicie da cor
9. Grau apreciável de acidez livre
10. etc...

Você DEVE conhecer o selo ASTM, por que? Se uma tinta possui este selo, você tem a garantia de estar trabalhando com um produto certificado que não acarretará prejuízos futuros no seu trabalho e na sua carreira. Muitos artistas brasileiros não se preocupam com isso, e justamente esta postura faz com que nenhuma, repito nenhuma tinta nacional tenha o selo ASTM. Para que melhorar o padrão de um produto se os próprios consumidores não se importam se sua tela ira amarelar, craquelar, que a tinta desapareça literalmente com o passar dos anos, e muito mais... Como por exemplo, não ser aceito internacionalmente nas melhores galerias do mundo. Ah, você não sonha com isso? Não se importa com o que acontece com sua tela depois que vendeu? Então você esta na comunidade errada, pois ainda vou escrever muito sobre este assunto.
ACMI
( Instituto de materiais artísticos e para artesanato)
É uma associação internacional e é reconhecida como a principal autoridade nos produtos para arte e materiais para artesanato. Fundada em 1936, ACMI foi organizada para proporcionar ao público segurança. Além da conformidade ASTM, o fabricante que tenha optado por submeter e aderir a padrões mais elevados recebe o selo ACMI. Todos os produtos do programa são sujeitos a uma avaliação toxicológica e testes antes de ser concedido o direito de ostentar o selo de certificação ACMI. Estes produtos são certificados pela ACMI e são rotulados de acordo com o risco crônico conforme norma do ASTM D-4236.
Se voce tem alguma alergia ou se preocupa com o uso da tinta a oleo voce certamente gostara muito deste selo!
selo AP
O novo selo AP (Produto Aprovado) , com ou sem certificação de desempenho, identifica materiais de arte que são seguros e que estão certificadas em uma avaliação toxicológica por um perito médico para que não contenha nenhum material em quantidades suficientes para ser tóxico ou prejudicial aos seres humanos, incluindo crianças , ou causar problemas de saúde crônicos ou agudos. Além disso, os produtos que ostentam o Selo de desempenho com AP são certificados para atender aos requisitos específicos do material, acabamento, qualidade e cores desenvolvidos pela ACMI e outros através de normas de organizações reconhecidas, tais como o American National Standards Institute (ANSI) e da Sociedade Americana de Testes e Materiais (ASTM). SELO CL
O Selo CL identifica os produtos que são certificados para ser devidamente rotulados em um programa de avaliação toxicológica por um perito médico para os riscos de saúde conhecidos e as informações sobre o uso seguro e adequado desses materiais. Esse selo aparece em apenas 15% dos materiais artísticos adultos do Programa de Certificação em ACMI. Estes produtos também são certificados pela ACMI de ser rotulados de acordo com
o risco crônico rotulagem norma, ASTM D 4236, e os EU. Rotulagem de Arte de Materiais Perigosos (Lei Lhama). Ou seja, este selo mostra a toxidade do produto. SIMBOLOS
São símbolos ou referencias encontradas nos tubos de tinta a óleo que permitem uma fácil visualização e entendimento das características das diversas cores. São eles:
GRAU DE OPACIDADE:
OPACO:
Significa que a tinta é opaca, que tem forte poder de cobertura e que não deve ser usada para velatura. Ótima para empasto.
TRANSPARENTES
Significa que a tinta possui alem de muito óleo um pigmento transparente. Estas tintas geralmente são usadas combinadas com branco ou para velaturas. Sua consistência é mais liquida e por isso na suporta grandes áreas de empasto.

SEMI-TRASPARENTES
Tem todas as qualidades da tinta transparente, mas não oferecem a translucidez desejada em algumas velaturas.

SEMI-OPACAS
Não possuem o mesmo poder de cobertura das opacas. Excelentes para frotagem.

OBS
Nem sempre o corte nos simbolos semi-opaco e semi-transparente são para o mesmo lado, depende do pais de origem das tintas.
RESISTENCIA A LUZ
Estes símbolos também variam, entretanto os mais comuns são as estrelas e os numeros Romanos
I *.Excelente resistência à luz
II.** Muito boa resistência à luz
III. *** Insuficiente resistência à luz.

Se você quiser usar uma tinta com o símbolo *** no rotulo, saiba que esta não devera ser misturada ao branco e também não deve ser exposta à luz ultravioleta. Já existem no mercado vernizes finalizadores com proteção UV.
SIMBOLO DAS CORES/PIGMENTOS
Os símbolos/letras encontrados nos tubos de tinta com o selo ASTM estão escritos em inglês. São eles:
• NR – Natural Red (vermelho Natural)
• PB – Pigment Blue (Pigmento azul)
• PBk – P. Black (P. Negro)
• PBr – P. Brown (P. Marron)
• PG – P. Green (P. Verde)
• PO – P. Orange (P. Laranja)
• PV – P. Violet (P. Violeta)
• PW – P. White (P. Branco)
• PY – P. Yellow (P. Amarelo)
SISTEMA BLUE WOOLSCALE
Este sistema Britânico é usado para classificar a qualidade das tintas na Europa. Ele é semelhante aos americanos ASTM. Ele pode ser encontrado nos rótulos e classificados entre 1 e 8. Os números mais altos são mais resistentes à luz e permanentes. Blue Woolscale 7 e 8 são excelentes com a capacidade de durar mais de 100 anos, sem esmorecer.
Equivalências entre os dois sistemas:
ASTM I = Blue Woolscale 7 e 8.
ASTM II = Blue Woolscale 6.
ASTM III = Blue Woolscale 4 e 5.
ASTM IV = Blue Woolscale 2 e 3.
ASTM V = Blue Woolscale 1.
CLASSES DE MATERIAIS
Se você já comprou tintas importadas, notou que algumas cores são mais caras que outras.

As tintas podem variar da qualidade I a V. As de classe I, II, III são consideradas como material de alta qualidade para artistas profissionais, pois possuem uma concentração de pigmento e os óleos usados na moagem são de melhor qualidade. As de classe V podem desaparecer apos apenas dois anos, pois não tem uma classificação de resistência á luz que garante que a tinta não ira desaparecer da tela por centenas de anos.
A IMPORTANCIA PARA O ARTISTA
Resistência à luz é algo que todo artista sério deve estar ciente e decidir por si próprio como quer lidar com isso. Conhecer o fabricante de tintas e se suas informações de resistência à luz é a atitude correta para preservar sua obra. Não espere que o tempo, ou pior, seus clientes mostrem o que uma tinta de pouca resistência pode fazer. Ela simplesmente pode acabar com sua carreira antes que esta comece! Decida quais as cores que você vai usar a partir de uma posição de conhecimento e não a ignorância. Se você pretende que seus netos, ou os netos dos seus netos apreciem sua obra ou se você almeja figurar ao lado dos grandes artistas como Turner, Van Gogh e Bouguereau, pense a respeito, por que não será com tintas de qualidade duvidosa que você atingirá suas metas.

Nenhum comentário: